O que seria uma simples atualização de dados junto à prefeitura virou polêmica envolvendo donos e motoristas de táxi em Santa Maria. Termina, no dia 29 deste mês, o prazo para o cadastramento dos chamados permissionários, que têm 210 licenças para prestar o serviço na cidade.
A partir deste novo cadastro, será dado o primeiro passo para renovar as licenças e abrir o processo de licitação e chamar, pelo menos, 116 novas placas até o final do ano. Porém, o que se sabe nos bastidores é que muitos permissionários podem perder as concessões.
A expectativa de uma fonte do setor que acompanha o caso de perto é que pelo menos 40% dos atuais licenciados tenham dificuldade em resolver a situação, pois, com o projeto da prefeitura, o proprietário terá de morar em Santa Maria e, além disso, trabalhar pelo menos seis horas por dia como motorista do veículo.
_ É de conhecimento que há pessoas com 5, 6 e até mais veículos. Além disso, tem gente de fora de Santa Maria com táxi aqui. Para esse vai ser difícil renovar a licença _ aposta a fonte.
O secretário de Mobilidade Urbana, Miguel Passini, que coordena o processo, é mais cauteloso, mas também revela que há problemas:
_ A gente sabe que tem gente de fora que explora o serviço. Tem também casos de uma pessoa explorando mais de um veículo. Isso é errado. As pessoas confundem. É uma concessão pública. Não é um direito hereditário e não é um bem da família.
Proprietários e motoristas têm opiniões diferentes
Os sindicatos das categorias divergem sobre o cadastro. Para o Sinditáxi, dos proprietários, a maioria vai conseguir renovar a concessão.
_ Nós já temos mais de 50% encaminhados. Alguns têm problemas, mas cada caso é um caso _ diz Marco Fogliarini, que preside a entidade.
Volmar Arruda, que comanda a Associação de Taxistas de Santa Maria (Atasm), que congrega os motoristas, acredita que a regularização vai abrir oportunidades para a categoria:
_ É injusto a pessoa ter uma profissão e explorar o serviço de táxi. Ou morar fora de Santa Maria e manter a renda explorando uma licença aqui.